19 de fevereiro de 2021

Reedição da obra do escritor Romeu Correia

 

  Dado que a obra do escritor Romeu Correia se encontra esgotada há dezenas de anos, foi com muito agrado que no passado dia 12 de fevereiro vimos anunciada a venda online, pela Editora Colibri, de Cais do Ginjal. Esta reedição é o n.º 1 da coleção “Obras de Romeu Correia”, sob a direção de Vasco Branco.

  É o próprio que nos informa na apresentação, no início do livro: “Após o lançamento da peça inédita de Romeu Correia, em novembro de 2017, Comédia da de Maus Costumes, eis que a sua obra literária volta a ser alvo de edição, desta vez em parceria com a Editora Colibri, contando com o apoio inestimável da Câmara Municipal de Almada e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo. Sem este apoio fundamental não teria sido possível a preparação de um projeto de reedição dos principais títulos na bibliografia dramática e romanesca de Romeu Correia, que agora se inicia com a publicação de Cais do Ginjal, novela biográfica sobre a adolescência do escritor em Cacilhas, nos anos 30, editada pela primeira vez em 1989, com a chancela da Editorial Notícias.”

  No final da presente edição consta uma completa e elucidativa recensão literária pela professora e investigadora Maria Graciette Besse, publicada na Revista Colóquio/Letras, in Recensões Críticas, n.º 121/122, julho 1991, pp. 254 e 255.

  Quando surgiu em 2019, a oferta de apoio para a financiar um dos livros para a reedição da obra do escritor Romeu Correia, apresentada pelo Presidente da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, António Mota Redol, à Câmara Municipal de Almada, foi realizado um abaixo-assinado para reforçar a iniciativa. Foi promovido pela A.A.C.A., APCALMADA/USALMA, FAROL, U.R.A.P. e SCALA. O restante movimento associativo almadense apoiou de imediato e reuniu cerca de 500 assinaturas.

  O n.º 2 da coleção “Obras de Romeu Correia” é Calamento, obra admirável que retrata a Costa de Caparica e o mundo dos pescadores e suas famílias, na década de 40.

  Esperamos pelos títulos seguintes, cientes que o escritor Romeu Correia merece ser (re)lido e (re)conhecido.

Sem comentários: