12 de março de 2021

Cacilhas de minha Memória

Por: Edmundo dos Santos F

 

A história da Família Santos de que vos vou falar entrelaça-se com a história de Cacilhas desde o século XVIII.  

Abordarei apenas as três últimas gerações da família.

Os meus avós, António Ribeiro dos Santos (1871-1966) e Cândida Rosa Monteiro (1886-1960), herdaram por parte dos pais de minha avó - meus bisavós (?1844-1940) - um negócio de gado, abate, transformação e comercialização dos respetivos produtos.

Para a época os meus avós eram pessoas com uma visão de modernização em relação à atividade comercial e industrial o que os levou a expandir o negócio adquirindo uma propriedade na Charneca de Caparica onde mantinham em pastagem, todo o ano, o gado adquirido nas feiras por todo o país e que viria a ser comercializado no estabelecimento em Cacilhas, na Rua Cândido dos Reis.

Mais tarde, já no do século XX, adquiriram um prédio de três pisos do lado direito da mesma rua.

Nesse prédio - ainda hoje existente com o número 70 e composto de estabelecimento e dois andares de habitação - viveram quatro gerações até aos anos setenta do século XX.

A visão de modernização que os meus avós partilhavam levou-os expandir o negócio para outras áreas.

Outros empreendimentos atraíram a criatividade do casal como a participação no negócio de transporte fluvial de passageiros em barcos a motor entre as margens do Tejo e numa fábrica de transformação de cortiça na Margueira, atualmente ocupada por um empreendimento urbanístico.

 

António Ribeiro dos Santos com algumas funcionárias da corticeira

Também, nas instalações espaçosas nas traseiras do estabelecimento de transformação de carnes, criaram além da tradicional salchicharia e respetivo fumeiro, uma fábrica de gelo, que na época foi uma grande novidade, muito útil para conservação de alimentos e procurada por industriais, particulares e restaurantes. 

Uma vez criada a indústria do frio, o que mais faltava? A criação dos primeiros sorvetes comercializados na rua em carrinhos a pedais. Mais outra novidade para a época (cerca de 1930). O êxito da venda dos sorvetes estendeu-se a Almada e Cova da Piedade.

A história da Família Santos chega até aos nossos dias com alguns factos interessantes ligados à história e evolução de Cacilhas. Numa próxima oportunidade poderei acrescentar alguns episódios mais.  

 

Atual nr. 70, R Cândido dos Reis

Sem comentários: