28 de fevereiro de 2012

Homenagem Cívica a Jaime Feio

Sábado, 3 de Março de 2012 - 17h30
Centro Municipal de Turismo
(antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas)


24 de fevereiro de 2012

A POESIA ESTÁ NA RUA


POESIA VADIA
SÁBADO , 25 DE FEVEREIRO ,ÀS 17 HORAS
NA OFICINA DA CULTURA EM ALMADA

Traga o seu poema e junte-se aos POETAS ALMADENSES e à Festa da Poesia

Aproveite e venha visitar a exposição FESTA DAS ARTES DA SCALA. (clique no título para ver os vídeos da inauguração)
A poesia é, também, uma arte que se enquadra neste espaço de cultura e adquire uma outra dimensão e, quem sabe, inspiração...
Estamos à sua espera na oficina de Cultura, Praça S. João Baptista em Almada.

Poetas Almadenses - http://poetas-almadenses.blogspot.com

18 de fevereiro de 2012

16 de fevereiro de 2012



COMO TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS, EM CACILHAS E ALMADA VAI HAVER CARNAVAL POPULAR.
JUNTA-TE AO BALÉ BRASIL DE PORTUGAL E À ASSOCIAÇÃO ASSIM SER, E MANTÉM A TRADIÇÃO E A ALEGRIA DE VIVER.

Olá pessoal, domingo 19 de fevereiro vamos fazer uma concentração de carnaval na Praça da Liberdade em Almada as 14h00, O tema da nossa concentração é !!! 100 CORTES CULTURA!!!! Vamos fazer uma concentração com muita dança Com o BALÉ BRASIL DE PORTUGAL, percussão TRUPE DOS BATUQUEIROS DO TEJO, colorido e muita crítica, traga sua faixa. O carnaval é o momento do povo manifestar a realidade de um país através da brincadeira, se queres vestir um dos nossos fatos de carnaval (FANTASIAS), chega cedo por volta das 11h00 na nossa sede R. Comandante António Feio nº 12 R/C esq. Ou podes confirmar pelo nº 966052397, visita nosso blog  www.balebrasildeportugal.blogspot.com.pt  para conhecer nosso trabalho.
O carnaval é uma manifestação POPULAR vivemos em um país livre onde podemos pelo mesmo SER FELIZ!!! SER ALEGRE!!! SER CARNAVALESCO!!! SER ARTISTA!!! SER LIVRE!!!  
CONFIRMA TUA PRESENÇA!!!

ASSIM SER - ASSOCIAÇÃO INTERCULTURAL BRASÍLICA DE PORTUGAL.

9º ANIVERSÁRIO DA ARPIFC







O 9º Aniversário da ARPIFC foi uma Festa. O seu Coro, agora com  novo ensaiador, transmite uma mensagem de apelo à participação numa vida cultural activa.
O Grupo musical da Casa do Povo de Corroios, foi uma agradável surpresa pela qualidade da sua música tradicional, que a todos dispôs bem !
O evento mereceu a presença de muitos dos seus dirigentes e associados, para além dos amigos, convidados e entidades que se fizeram representar neste evento.
“O FAROL” esteve mais uma vez presente, a saudar desta vez, o 9º Aniversário desta associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Cacilhas, que continua  a ser um espaço autêntico de Fraternidade e Solidariedade.

Agradecemos ao senhor Malcata a cedência das fotos.

7 de fevereiro de 2012

Visita guiada a uma antiga memória de Romeu Correia

Por José do Carmo Francisco 

No passado dia 19 de Novembro, a meio de uma manhã ameaçadora, integrado num grupo da Associação ALDRABA, iniciei uma visita guiada por um quarteto de luxo: Henrique Mota, Luís Bayó Veiga, Alberto Ramos e Luís Barros. Os segundos, não sendo da Associação O Pharol,  associaram-se  ao encontro e ao percurso.  O grande largo de Cacilhas, cujo nome mudou ao longo dos tempos, foi o ponto de partida para a viagem a pé pelos restaurantes do Ginjal hoje desactivados e seguindo o percurso pelos estaleiros navais e fábricas diversas em ruínas.
Hoje um livro como «Os tanoeiros» é muito mais do que um testemunho – é o próprio tempo recuperado não como lembrança mas como recordação. O Museu documentando as actividades marítimas da região ribeirinha, foi um mergulho ma História que é sempre mais que cronologia e arrumação de factos em gavetas. Tudo ali tem vida até as peças que parecem adormecer no pó dos séculos. O almoço no «Horácio» foi uma festa provando que a mesa não é apenas o espaço da refeição mas também o lugar do encontro. Seguiu-se uma tertúlia na Incrível Almadense num espaço tipo «café-concerto» gerido pela Associação Almada Velha. Luís Milheiro esteve presente e dialogou com o grupo. Com Alberto Ramos na mesa foi possível relembrar Romeu Correia, o eterno vagabundo das mãos de ouro que continua ao nosso lado mesmo quando não parece. Não é forçada esta referência: as suas mãos fabricaram livros como os já acima falados «Os Tanoeiros», os «Bonecos de Luz», o «Trapo Azul» ou a «Gandaia» sem esquecer o «Desporto Rei».
Num tempo de confusões e incertezas, com o futebol a ocupar um espaço excessivo nos jornais, na rádio e na TV, faz hoje em dia falta um livro a avisar para o precário de tudo isso, dentro e fora do Desporto Rei. No meu livro «As palavras em jogo» (Editora Padrões Culturais) está uma entrevista por mim feita a Romeu Correia. Já na altura lamentei não ter «apanhado» tudo o que o Romeu Correia foi, viveu e testemunhou. Mas era impossível. Esta viagem do passado dia 19 de Novembro foi mais uma tentativa para recuperar a
sua antiga memória entre o Ginjal e o Mundo.