19 de setembro de 2011

"Crónicas d'agora sobre Cacilhas d'outrora"

No passado sábado, dia 17 de Setembro, realizou-se na Escola Secundária Cacilhas - Tejo o lançamento do livro “ Crónicas d`agora de Cacilhas d`outrora”, da autoria de Luís Filipe Bayó Veiga. Esta obra resulta duma parceria entre a Junta de Freguesia e o “O Farol – Associação de Cidadania de Cacilhas ”, e está integrada na comemoração de mais um aniversário desta junta.
Esta apresentação teve a presença de cerca de cem pessoas, o que numa tarde de sol, apelativa a outras actividades, demonstra o interesse que ao livro suscitou. Está de parabéns o autor!
A mesa foi composta pela professora Maria de Lurdes, em representação da Direcção da Escola Secundária Cacilhas - Tejo, por Reinaldo Marujo, em representação da Junta de Freguesia de Cacilhas, por Henrique Mota em representação da associação “ O Farol” e pelo autor da obra apresentada, Luís Filipe Bayó Veiga.
A sessão teve diversos pontos de interesse, dos quais tentaremos resumir alguns dos vectores que consideramos mais relevantes da participação dos oradores:
A professora Maria de Lurdes realçou a disponibilidade da Escola Secundária Cacilhas – Tejo na colaboração nesta e noutras iniciativas. Ficou bem patente a saudável relação que esta instituição tem com a comunidade onde se insere.
O representante da Junta de Freguesia de Cacilhas destacou a importância que esta entidade atribui à edição de obras de carácter local, como forma de preservação da entidade, património e cultura local.
Ao presidente de “ O Farol” coube a apresentação do livro. Falou sobre os temas apresentados e sobre a estrutura da obra, salientando a importância que tem tido o Boletim da Associação “O PHAROL”, onde o autor é Director Adjunto, agradecendo-lhe este excelente contributo para a cultura regional e local. Agradecimentos extensivos a Modesto Viegas pelo excelente trabalho gráfico da capa, a Maria José Godinho pela revisão de textos e à Direcção da Escola pelo apoio prestado.
Foi salientado o empenho institucional e pessoal do presidente da Junta de Freguesia Carlos Leal e do vogal da Cultura Reinaldo Marujo na edição desta obra.

Interveio seguidamente o autor que, depois de proferidos os respectivos agradecimentos, descreveu a motivação e o enquadramento que levaram ao seu empenho na construção das crónicas e na concepção final do livro.
Seguidamente transportou-nos numa viagem por Cacilhas através dos tempos, percorrendo os temas apresentados na obra, trazendo-nos em linguagem viva os factos mais relevantes da história local, prendendo o público com a vivacidade da linguagem e a diversidade da informação apresentada.
Referiu também os principais autores de obras literárias e artísticas sobre Cacilhas.
Terminou falando da importância do associativismo em Cacilhas, e das motivações e condicionantes que estiveram na sua origem.
A sessão foi encerrada de forma brilhante com a intervenção poética do Professor Alexandre Castanheira que resolveu homenagear o autor, declamando um poema de sua autoria sobre Cacilhas.
Deixamos aqui os agradecimentos a todos os puderam estar connosco neste evento, e também a todos que continuam empenhados na defesa da memória e do património



>

Sem comentários: