22 de maio de 2007

História dos Transportes em Cacilhas


Mais uma iniciativa da Escola Secundária Cacilhas-Tejo em parceria com a nossa Associação.
5.ª feira: 24 de Maio de 2007
pelas 10:15h
No Auditório da Escola Secundária Cacilhas-Tejo
(Praça Gil Vicente, Cacilhas)

21 de maio de 2007

Almada-Jovem / Um projecto para o futuro: Convite

Poetas & Vozes D'Almada: convite


Próxima "Poesia Vadia": convite

Entardecer no Cais do Ginjal

Fotografia de João Mota

O Farol de Cacilhas

Cais de Cacilhas. Mais uma aguarela do pintor almadense Arménio Paulo, que trilha os caminhos do seu saudoso pai, o grande aguarelista Arménio Reis.

Quadras populares

Habituámo-nos à presença constante de Abrantes Raposo, na actividade cultural de Almada. Este nosso associado Escritor, Poeta e Associativista, continua a dar um contributo importante ao nosso património intelectual colectivo.

Assinalamos mais uma sua publicação, edição do autor, SÃO QUADRAS, SENHOR, SÃO QUADRAS.

Ficam consigo as primeiras 4 quadras do livro, prenuncio da viagem por Almada, que constituem a totalidade das 208 quadras:





Os nossos cacilheiros

José Rosa é um artista almadense, com diversas facetas.

Hoje, mostramos aqui duas aguarelas suas, que nos transporta até o Tejo, cruzando as águas nos nossos cacilheiros e acostando no velho Cais de Cacilhas.


4 de maio de 2007

CONVITE

Capa: desenho de Albino Moura.

ALMADA – GENTE NOSSA
VOLUME - II

Mais um livro do nosso associado ARTUR VAZ


Com lançamento marcado para 19 de Maio, pelas 21 horas, na sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia, em Almada, o escritor almadense e sócio do FAROL, dá a conhecer o 24.º título a juntar ao seu vasto espólio literário.

Este segundo livro do projecto iniciado em 2001 sob a responsabilidade editorial da Junta de Freguesia de Almada, é um conjunto de 27 entrevistas a personalidades almadenses que no entender do autor representam «um profícuo conjunto de depoimentos, de valor ímpar para a bio-etnografia almadense, cujas personalidades através das suas intervenções cívica e cultural representam um rico manancial de referências para as gerações vindouras»

Este livro de Artur Vaz, tem prefácio do Dr. Alexandre Castanheira, Comendador da Ordem da Liberdade, o qual realça «Através destas entrevistas, muitos outros aspectos são discutidos: a educação, o desporto, o teatro, a música, a canção, a poesia., a escultura. Mas também a política cultural das autarquias, os prémios literários, os apoios aos criadores. E ainda os movimentos políticos, a maçonaria, as palavras como armas de libertação… Um sem número de ideias, por vezes contraditórias, reflexo da pluralidade de formações e vivências dos entrevistados. E porque a contradição, a dúvida, a perplexidade ante a complexidade do mundo actual, são factores de reflexão indispensáveis à formação do homem e ao desenvolvimento humano, coerente, progressivo e democrático do nosso meio ambiente, da nossa cidade, do nosso Concelho e do nosso País, considero que temos de agradecer ao ARTUR VAZ este segundo volume de ALMADA, GENTE NOSSA».

Contracapa: desenho de Marina Fátima.

Saudação da Assembleia de Freguesia de Cacilhas

(Para ler, faça duplo clique na respectiva imagem)

Ramon Bayó

No princípio do passado sec. XX, estabeleceu-se em Cacilhas o fotógrafo catalão Ramon Bayó. Por cá ficou e criou raízes. Para além do Retiro Universo, uma das suas actividades empresariais, onde decorriam sessões de cinema e peças de teatro, foi também um dos fundadores do Ginásio Clube do Sul.