16 de dezembro de 2011



Manuel Lourenço Soares faleceu, de forma inesperada, no passado dia 10 de Dezembro de 2011.
Homem de letras, figura com um forte vínculo à cidade de Almada, cuja Câmara Municipal lhe atribuiu em 1995 a Medalha de Prata de Mérito Cultural, foi autor de obras literárias, em especial, no âmbito do ensaio e da biografia e colaborador assíduo da imprensa regional e local, em particular do “Jornal de Almada”.
Personalidade de carácter multifacetado foi durante o seu percurso de vida praticante de várias modalidades desportivas. Destacou-se no râguebi, tendo sido campeão nacional da modalidade. Na juventude, foi militante antifascista participando no MUD Juvenil. Assumiu, igualmente, cargos dirigentes no movimento associativo.
Com “O Farol”, manteve uma relação de grande proximidade. A afinidade entre os seus interesses culturais e os objectivos da associação, bem como a amizade pessoal que o ligava a alguns membros da mesma, cimentaram essa ligação. A sua empatia, a par do interesse e empenho em actividades de carácter cultural, desportivo e associativo, espelhou-se, efectivamente, no seu interesse por Cacilhas e as suas gentes. Deste modo, publicou diversos artigos de interesse histórico local no boletim “ O Pharol”, órgão da nossa associação.
De momento, estava a colaborar connosco, integrado no projecto da “Memória de Cacilhas”, fazendo parte da equipa dedicada à apresentação de uma obra sobre a Margueira.
É com profundo pesar que registamos a sua partida! À sua esposa e restante familiares, endereçamos os nossos mais respeitosos pêsames.
 

Sem comentários: