18 de maio de 2020


SAUDAÇÃO

Ginásio saúdo-te pelo teu centenário!

Desculpa tratar-te por tu, mas somos quase da mesma idade. Só tens mais 4 anos do que eu.

Quando me recordo que sou o sócio mais antigo, sinto-me no pleno direito, de tomar algumas liberdades de expressão…

Logo após a minha adolescência, quando comecei a tomar consciência do fenómeno associativo, trocando os meus deveres escolares, pelo teu progresso… parece-me que tudo isto se passou ontem.

Comecei a estudar o teu passado e cheguei à conclusão:

·      De como foi designado o teu nome;
·      Porque é que a tua bandeira é triangular;
·      E a razão do portuguesíssimo escudo também lá estar. 


Foste criado para as lides náuticas e gímnicas talvez por influência do Carlos Durão e do José de Oliveira Gendre.

E foi na educação física que obtiveste os maiores louros da tua já longa história.

Pela primeira vez uma colectividade do Concelho de Almada teve de ir a Lisboa, ao pavilhão do parque Eduardo Sétimo, para demonstrar num sarau, as nossas ultra possibilidades. Linda jornada com o nosso estandarte a ser empunhado pelo teu sócio honorário e escritor almadense Romeu Correia.

Muito mais haveria para contar, mas pediram-me uma saudação curta…

Recebe um abraço de parabéns do teu velho amigo, também já quase centenário.


                                                                        Fernando Barão


Sem comentários: