27 de abril de 2017

Célia Ramos - “A espada e o orgulho”



Célia Ramos no lançamento do seu livro no Centro de Turismo Municipal em Cacilhas



Célia Ramos - Uma nova escritora almadense

Célia Ramos apresentou este ano em Almada o seu primeiro romance, “A espada e o orgulho”, dando assim a conhecer esta sua vocação literária, numa edição da CHIADO Editora
A autora nasceu em 1973 em Cacilhas, mesmo em frente à casa onde há 100 anos nasceu Romeu Correia, na rua Elias Garcia. É licenciada em Turismo, casada, mãe de um filho, vive e exerce a sua actividade profissional em Almada.
Participa também activamente no coro dos SMAS "Vozes d´Água", um grupo que se vem a afirmar pela sua qualidade e pelo seu espírito interventivo, na defesa da música popular portuguesa.
É para nós motivamos de regozijo verificar que a nossa comunidade, continua a gerar jovens valores na área da escrita, e empenhados na defesa do nosso património e valores culturais.
Neste seu primeiro livro, que escreveu ainda muito jovem aos dezanove anos, Célia Ramos traz-nos um amor impossível que decorre em Portugal, durante a luta pela Restauração de 1640.
A obra coloca também as questões da independência nacional e da liberdade, lembrando os tremendos sacrifícios pessoais feitos pelo nosso povo, em particular nesta época histórica para mantermos a nossa identidade nacional.
Para além de recomendarmos a leitura deste livro, resta dizer que partilhámos na leitura a paixão com que a autora desenvolveu a sua narrativa de forma intensa, criando uma teia em que de forma crescente se interligam valores como a honra e o dever, em contradição com o desejo e o amor.

Parabéns Célia e ficamos à espera do próximo livro…

Henrique Mota




Sem comentários: