3 de outubro de 2013

Lançamento do livro "As Margueiras"





No passado dia 21 de Setembro, foi lançado o livro CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DE CACILHHAS - AS MARGUEIRAS.
Um livro da autoria de o Farol-Associação de Cidadania de Cacilhas, numa edição conjunta desta associação e da Junta de Freguesia de Cacilhas, com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Escola Secundária Cacilhas Tejo.
O lançamento da obra teve lugar no auditório da escola Cacilhas Tejo, pelas 17 h desse sábado, repleto por uma assistência curiosa e interessada pelo carácter local do livro, visto ele focar aspectos das vivências das suas próprias origens e famílias. 
A sessão foi dirigida por Reinaldo Marujo, responsável pelo pelouro da cultura da Junta de Freguesia de Cacilhas, que começou por falar sobre o interesse da Junta em patrocinar esta e outras obras de carácter local, que fazem a defesa do nosso património comum.
Falou seguidamente o escritor e associativista Fernando Barão, que apresentou a obra percorrendo a história de Cacilhas e das Margueiras, falando-nos dos aspectos mais relevantes que elas nos transmite.
Realçou a importância de Humberto Borges e Idalina Alves Rebelo, amigos que já não estão entre nós. Lembrou também o papel dos Bombeiros voluntários, também eles referenciados neste livro, sempre dispostos a dar a vida pelo seu semelhante. Guardou-se um momento de silêncio em sua homenagem.

Claro que como era de esperar Fernando Barão, não ficou só por aqui, e  fez as delícias dos assistentes, recorrendo às suas memórias e extraordinárias capacidades oratórias  para recordar, com muito sentido de humor,  aspectos pitorescos de Cacilhas  de outros tempos.
Usou seguidamente da palavra Margarida Fonseca, directora da Escola Cacilhas Tejo, que salientou a forte ligação existente entre esta escola e a comunidade local, salientando o protocolo existente com a associação “ O Farol”. Lembrando que para além deste livro existe um acervo documental, produto desta colaboração, que se encontra disponível para ser utilizado por professores e alunos desta escola.
Interveio a vereadora Amélia Pardal em representação da Câmara Municipal de Almada, que realçou a importância destas obras de interesse local, e o apoio e empenho da Camara Municipal de Almada na sua publicação.
A intervenção final esteve a cargo de Henrique Mota, presidente da Direcção de “ O Farol” e coordenador da obra, que fez o agradecimento a todos que longo destes dez anos de existência desta associação, contribuíram das mais diversas formas para a preservação da história, património e memórias de Cacilhas.
Lembrou que esta obra teve diversos contributos escritos de autores individuais, assim como imagens cedidas pelas famílias margueirenses, e também  fotografias de alguns dos mais conceituados fotógrafos almadenses. A todos agradeceu referenciado os nomes e o seu contributo.
Duas referências especiais, a primeira para Modesto Viegas, responsável pela escolha composição e tratamento de imagens, e a segunda para Abílio Rodrigues Joaquim (em representação dos Margueirenses) colaborador e consultor da obra, ambos presentes na mesa de apresentação da obra.
Henrique Mota terminou a intervenção homenageando Fernando Barão, com os seus 89 anos de idade, plenos de lucidez e capacidade física e intelectual,  pelo papel que tem tido ao largo de décadas na defesa da cultura, história e património do Concelho de Almada.
  
===> ver todas as fotografias <===  

fotografias de Gena Sousa, Henrique Mota (filho) e M.J.Godinho

Sem comentários: