27 de abril de 2012

“Passeando à volta do Chiado”

Convite
3 de Maio 2012, (5ª feira), às 21 horas
Café Dragão Vermelho  

 
Na sequência dos roteiros multimédia “De Cacilhas ao Chiado passeando pela Baixa”(2009), “Do Chiado ao Marquês passeando pela Avenida”(2010) e “Da Praça da Figueira ao Intendente, passeando pela (velha) Mouraria”(2011), Luis Bayó Veiga e Modesto Viegas, apresentam agora o seu novo trabalho intitulado “Passeando à volta do Chiado”.

Trata-se de um roteiro iconográfico, legendado e musicado, no qual através de imagens digitalizadas, ao longo de um trajecto proposto, se procura dar a conhecer (para alguns relembrar) o Chiado tal como ele se mostrava desde a segunda metade do séc. XIX até meados de XX.
O Chiado Oitocentista, romântico, boémio, burguês, político e intelectual, foi local obrigatório de encontros e convívio dos janotas, dos marialvas, dos dandys, mas também de poetas, políticos, escritores, artistas, pintores e jornalistas, que no Chiado se reuniam em alegres tertúlias nos cafés, nas charmosas pastelarias finas ou nos populares “restaurants”que então por ali existiam.
No Chiado de outros tempos, passaram também os aguadeiros, os galegos dos fretes e dos recados amorosos, as costureirinhas dos grandes ateliers das modistas de “haute-côture”, e ainda as pitorescas personagens que eram alvo de risota e de chacota popular.
As seculares igrejas e ancestrais conventos, o chafariz do Loreto, os teatros e “animatographos”, os tradicionais livreiros, o glamour das lojas de moda, perfumarias e mercearias finas conjuntamente com os populares grandes armazéns do Chiado, do Grandella e do Eduardo Martins também fazem parte da sua história.
Por tudo isto, o Chiado, o grande Chiado, apesar do terrível incêndio que sofreu em 25 de Agosto de 1988, continuará sempre a fazer parte indelével, da história de Lisboa, das suas memórias, das suas lendas, da sua magia, da sua saudade...

O Farol congratula-se com mais este evento da autoria dos nossos associados Luis Bayó Veiga e Modesto Viegas tendo o prazer de o convidar a assistir à sessão de projecção multimédia intitulada “Passeando à volta do Chiado” o qual terá lugar no dia 3 de Maio 2012, (5ª feira), às 21 horas exactas, no café Dragão Vermelho em Almada, no salão do 1º andar, no âmbito das habituais tertúlias organizadas pela SCALA.

17 de abril de 2012

A Ponte é uma Miragem - Luís Milheiro


O nosso associado Luís Milheiro inaugurou, no passado dia 15, uma exposição fotográfica “ A ponte é uma Miragem” no "Espaço Doces da Mimi" (rua da Liberdade, nº 20 A, Almada). 
A exposição poderá ser visitada até dia 27 de Abril.
Parabéns ao autor que continua a demonstrar uma polifacetada capacidade de intervenção cultural.

15 de abril de 2012

13 de abril de 2012

Lançamento do livro "Linhas do sentir"


O livro "Linhas do sentir" que iremos lançar na Casa da Cerca em Almada, no próximo sábado, 14 de Abril, pelas 15h e 30m, é o resultado de um percurso coletivo e reúne três linguagens poéticas e a arte e o saber do pintor com 50 anos de expressão plástica.
Aqui fica o desafio te associares a este singular momento cultural.
Contamos contigo.