25 de outubro de 2012

Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Praticamente sem interrupções desde 1756 que sai à rua esta procissão, dedicada à Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Nos maremotos que sucederam ao Terramoto de 1 de NOVEMBRO DE 1755, e que também nesta terra provocaram grande destruição, Cacilhas foi poupada à autentica razia provocada pelas  ondas de 30 metros de altura, que varreram muitas localidades ribeirinhas e da orla marítima.

O Povo de Cacilhas, e em particular os seus pescadores e catraieiros, habituados a enfrentar o Mar  em dias de tempestade, atribuíram na sua devoção religiosa este autêntico “milagre”, ao facto de o pescador Pedro da Silva ter levado a imagem da   Senhora do Bom Sucesso até ao Rio Tejo, e esta ter acalmado as águas.

O certo é que Cacilhas foi poupada à fúria das águas, e o Povo de Cacilhas tornou esta data o dia da  sua Terra.Devotos ou não, todos os cacilhenses têm uma reverência especial pela Senhora  e pela sua procissão. Este é sem dúvida o maior sinal da identidade desta comunidade, que ao longo de séculos continua a ter na Irmandade da Nossa Senhora do Bom Sucesso, um dos pilares estruturantes da sociedade cacilhense.

Encontramo-nos em 
Cacilhas  no 1º de Novembro !


Sem comentários: