26 de abril de 2010

Faleceu o nosso colaborador e amigo Jorge Fialho



À família enlutada aqui deixamos os nossos pêsames.
O corpo está hoje (26/4/2010) na Igreja de Almada e o funeral será realizado dia 27 de Abril, pelas 15h, para o cemitério do Feijó.




Faleceu Jorge Fialho, um grande vulto da cultura almadense, poeta, cineasta, viajante e sonhador, alma irrequieta e insubmissa, cidadão de Almada e do Mundo.

Fica para sempre a memória de um apaixonado por Cacilhas e pelo Tejo, que pode recordar na sua dissertação sobre a a Margueira .

Dele que viria a falecer no dia 25 de Abril, dia duma Liberdade que sempre sonhou, e lutou para construir, recordamos um poema que ilustra o seu amor pela Liberdade.


a Guerra pela Guerra

Os degraus que nos levam
Ao patamar da vida
São de tamanhos diferentes
Criados por várias mentes
Esculpidos de dor e alegria
Como o tempo o ditou

Mas não pensem que terminou
A escada vai subindo
Sem corrimão
E a todo o vapor

Na torre de babel ninguém se entendia
Só quem queria
Esse é o momento
Em que as abelhas
Vão aprontando o mel
E os homens escalpelando a terra
Vulgarizando o mal e o fel

Mas o mais horrível
O não credível
É a guerra pela guerra
A puta da guerra
a guerra não traz soluções
traz mortes e desilusões
máfias e interrogações

é tempo de mudança
de luta e de esperança

a liberdade não tem cor
e tem todas as cores

a liberdade não é um acto isolado
não é uma etiqueta
é acima de tudo
um direito do planeta

J.F. 2006






Desde muito novo que o gosto pelas artes de palco foi algo de permanente na vida de Jorge Fialho, um lisboeta que muito cedo veio viver com seus pais para a vila da Trafaria. Nascido em 17 de Maio de 1949, Jorge Fialho fez os seus primeiros estudos na Costa de Caparica, vindo a concluir a 4ª classe na Escola Primária n.º 1 de Almada, sita no Campo de São Paulo. Frequentou o externato Frei Luís de Sousa e a escola Emídio Navarro, onde foi aluno do escritor e dramaturgo Fonseca Lobo, tendo acabado o Curso Geral dos Liceus.

Activo militante nos movimentos estudantis contra o Estado Novo, Jorge Fialho fez teatro amador nas colectividades Academia e Incrível Almadense, sendo muito apreciada, na altura, a sua maneira de representar e de declamar.

Possuidor de uma personalidade muito vincada, foi obrigado por motivos políticos a deixar o país, sendo, em 1969, aceite na Escócia como refugiado político.



Artur Vaz publicou no seu livro " Almada Gente Nossa", uma entrevista biográfica de Jorge Fialho.


link --> ler a entrevista completa


24 de abril de 2010

25 de Abril! Simplesmente... POEMA

Do nosso associado, Joaquim Romana Lourenço (na 2.ª foto) e membro do coro da ARPIFC (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Cacilhas) que nos honrou com algumas bonitas canções, publicamos este lindo poema sobre o 25 de Abril:

Abril por tantos esperado
E por tantos considerado

Abril por uns tão acarinhado
E por outros tão mal tratado

Abril por uns despoletado
E por outros humilhado

Abril cheira a democracia
E desabrocha em alegria

Abril cheira a liberdade
E desperta a igualdade

Abril cheira a Primavera
E desperta outra Era

Abril ofereceu cravos vermelhos
A todos, novos e velhos

Abril foi oferecido
E ficou comprometido

Abril anunciou uma opção
E ainda não cumpriu a sua missão

Abril será verdade
Com a exigência da comunidade.

Comemorar Abril 36 anos depois de 1974

Da esquerda para a direita:
Henrique Mota (da Associação de Cidadana de Cacilhas - O FAROL), António Matos (Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Almada), Margarida Fonseca (Directora da Escola Secundária Cacilhas-Tejo), Coronel Santa Clara (da Associação 25 de Abril), Rui Perdigão (Secretário da Junta de Freguesia de Cacilhas) e Natália Vicente (da ARPIFC - Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Cacilhas).
Como podem ver pela foto-reportagem foi um acontecimento bastante participado.
Desde a inauguração da exposição de cartazes, à distribuição de cravos que os alunos fizeram pela assistência, à leitura de poemas por Joaquim Lourenço e José Nogueira Pardal, à actuação do coro da ARPIFC e à música de Francisco Naia, sem esquecer a participação dos alunos, nomeadamente de um jovem que leu, de forma emocionada, um poema de António Boieiro, e o discurso do coronel Santa Clara acerca dos valores de Abril e do papel da juventude de hoje na sua preservação, ou as palavras do Sr. Vereador, assim como da professora anfitriã e do representante da Junta de Freguesia, tudo contribuiu para o êxito da sessão.
A terminar, não podemos deixar de aqui rferir, publicamente, uma palavra de elogio a todos quantos participaram na organização deste evento, uma equipa multidisciplinar na qual o FAROL participou em conjunto com a Escola (alunos, professores e pessoal não docente) com o apoio da Associação 25 de Abril e da ARPIFC. A todos, o nosso muito obrigada. E também a todos aqueles que vieram partilhar connosco, no público, estes emocionantes momentos como aqui fica testemunhado.

14 de abril de 2010

25 de Abril



Dia 23 de Abril de 2010, sexta feira na Escola Secundária de Cacilhas – Tejo , pelas 15 h comemoração do 25 de Abril, organizada pela Escola e pelo “O Farol “, conta também com o apoio da Associação 25 de Abril, ARPIFC e Junta de Freguesia de Cacilhas.



10 de abril de 2010

Faça um passeio com a família até ao paradisíaco Ginjal.

E pela sua saúde, aproveite a oportunidade e faça Desporto !